quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Perfil do bacharel em Administração


Segundo as diretrizes curriculares (Pareceres Nº 0134/2003 e Nº 0023/2005, ambos da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, e Resolução Nº 4 de 13 de julho de 2005, do Conselho Nacional de Educação), o bacharel em Administração deve ter capacidade para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

Obedecendo a exigência acima, porém reconhecendo o perfil dos ingressantes e mantendo consonância com a inserção regional, com a missão do curso e com o projeto pedagógico institucional da instituição, o egresso do curso de Administração deve ter a capacidade para gerir pequenas empresas e unidades de negócios de grandes empresas ou atuar em qualquer área da Administração, neste caso, de preferência, após se especializar, e em especial, desenvolver uma Cultura Empreendedora e colaborar para um Desenvolvimento Local e Regional Sustentável, principalmente com ações de Desenvolvimento e Gestão do Turismo e dos seviços a ele relacionados.
Assim, o formando em Administração nas Faculdades Integradas de Cataguases deverá:
  • ter sólida Formação Básica: forte ênfase nos conhecimentos básicos, teóricos e práticos, visando fornecer fundamentos sólidos onde o profissional encontre sustentação para desenvolvimento de um processo de educação continuada.
  • ter sólida Formação Profissional, conhecendo as áreas específcas da administração, articulando a teoria e a prática das principais funções administrativa como Recursos Humanos, Marketing, Finanças e Produção/Operações.
  • ter sólida formação dos estudos quantitativos e suas tecnologias, para que esses instrumentos possam servir como base para a tomada de decisão durante a atuação profissional.
  • ter sólida formação complementar, principalmente em relação aos temas da Gestão do Turismo e serviços.
  • ser empreendedor: seja na identificação e criação de novos negócios, seja dentro da organização em que trabalha como profissional crítico, inovador, participativo e construtivo.
  • ser capacitado para a gestão: tanto no planejamento como na organização e gestão de novos negócios, com ênfase na capacitação para identificação e exploração de oportunidades regionais de negócios, principalmente na área de serviços.
  • ser educado emocionalmente: para o bom aproveitamento da sua inteligência na gestão das relações intra e inter-pessoais.
  • ser eterno aprendiz: conscientizado e convencido que dada a velocidade do avanço do conhecimento é necessário investir continuamente no auto desenvolvimento, isto é, o processo de aprendizagem é sem fim.

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