quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Novos Cursos de Extensão

Atualizar-se é preciso!
As Faculdades Integradas de Cataguases atenta às exigências do mercado, oferecem Cursos de Extensão em diversas áreas para o 1º semestre de 2011.

Confira:
I. LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – básico 1 – Nível A

• Professores: Érica Alves Barbosa Medeiros Tavares (Mestranda - JF)
José Arthur de Almeida Castro (Instrutor surdo)
• Público-alvo: profissionais da educação, graduandos de modo geral e comunidade.
• Carga horária: 60 horas
• Periodicidade: quinzenal (aos sábados, na FIC)
• Horário: 8:00 às 12:00 h
• Início: 05/03
• Término: 30/07/2011
• Datas das aulas: 05/03;19/03;02/04;16/04;30/04;14/05;28/05;11/06; 25/06; 09/07; 30/07
• Objetivo geral: promover a aprendizagem dos aspectos básicos da Língua de Sinais em âmbitos teóricos e práticos.
• Objetivos específicos: reconhecer a importância da aprendizagem da Língua de sinais como um dos instrumentos básicos para a educação e vivência de Surdos;
analisar os aspectos sociais, políticos e implicações metodológicas de ensino na educação de Surdos; reconhecer a Surdez como uma condição da perda auditiva com atribuições sociais e não patológicas;

• Ementa: Noções e aprendizado básico de Libras. Características fonológicas. Noções básicas de léxico, de morfologia e de sintaxe com apoio de recursos áudio-visuais. Prática de Libras: desenvolvimento da expressão visual-espacial e ampliação do conhecimento da cultura do mundo dos surdos.

II. O TEATRO NO COTIDIANO ESCOLAR

• Professor: Eric Araújo (Ator profissional e diretor do Grupo de Teatro Pera)
• Modalidade: transdisciplinar
• Público-alvo: profissionais da educação, graduandos de modo geral e comunidade.
• Carga horária: 08 horas
• Periodicidade: único encontro.
• Horário: 8:00 às 12:00 h
• Data: 09/04/2011
• Objetivo geral: utilizar as técnicas teatrais com o objetivo de estabelecer integração entre professor e aluno, a fim de obter boa convivência e aprendizagem.
Objetivos específicos: estimular o professor a utilizar o teatro como ferramenta didática em seu cotidiano.

• Ementa: O desenvolvimento da percepção auditiva, vocal, visual, espaço-temporal, psicomotora, sócio-emocional através dos jogos teatrais no cotidiano escolar. A linguagem teatral como recurso de integração e facilitadora da aprendizagem.

III. EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E LEITURA: ALICERCES PARA A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO

• Professora: Andréa Vicente Toledo Abreu (Mestre)
• Público-alvo: profissionais da educação, graduandos de modo geral e interessados.
• Modalidade: Interdisciplinar
• Carga horária: 40 horas
• Periodicidade: quinzenal (aos sábados, na FIC)
• Horário: 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00 h
• Início: 02/04/2011
• Término: 09/07/2011
• Datas das aulas: 02/04; 16/04; 30/04; 14/05; 28/05; 11/06; 25/06; 02/07; 09/07
• Objetivo geral: contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, oferecendo aos educadores da Educação Infantil e Fundamental a oportunidade de tornar as tecnologias aliadas no incentivo à leitura e à escrita.
• Objetivos específicos: aproximar as novas tecnologias de informação e comunicação dos profissionais que lidam com o ensino; tornar os profissionais da educação aptos a utilizar de forma criativa e reflexiva a informática como ferramenta de incentivo à leitura e à escrita; buscar, através de ferramentas educacionais, a integração de conhecimentos e a aprendizagem cooperativa; promover a integração entre estudantes de diversos pontos do país e do mundo.

• Ementa: Análise comparativa de autores sobre a influência das tecnologias na leitura e na escrita. As consequências da passagem da cultura oral para a cultura eletrônica sem a mediação da cultura letrada. As Tecnologias na Educação. Internet na sala de aula – explorando possibilidades de uso pedagógico. O uso de celulares, MSN, Twitter e similares para trabalhar a poesia. A internet como ferramenta de colaboração na escrita. Os perigos da rede. Estudo de casos. O uso do blog como ferramenta de incentivo à leitura e à escrita.

IV. CÁLCULO IV

• Professor: Ulisses dos Santos Borges (Mestre)
• Público-alvo: discentes do 4º período de Engenharia de Produção (FIC), ex-alunos do curso de Matemática da FIC e demais profissionais da área de Ciências Exatas.
• Modalidade: disciplinar
• Carga horária: 72 horas
• Periodicidade: quinzenal (aos sábados, na FIC)
• Horário: 8:00 às 12:00 h
• Início: 12/03/2011
• Término: 18/06/2011
• Datas das aulas: 12/03; 19/03; 26/03; 02/04; 09/04; 16/04; 23/04; 30/04; 07/05; 14/05; 21/05; 28/05; 04/06; 11/06; e 18/06
• Objetivo geral: capacitar o aluno a utilizar os principais instrumentos e técnicas do cálculo diferencial e integral aplicados à base dos problemas da Engenharia.
• Objetivos específicos: possibilitar ao estudante: compreender e calcular limites de sequências numéricas; compreender processos de soma infinita e decidir sobre sua convergência; desenvolver funções em séries de Taylor ou séries de Fourier; usar a série de Taylor para obter aproximações polinomiais; etc
• Ementa: Séries infinitas; série de Furier; aplicações de séries; Sistemas de Coordenadas: esferas, cilindros e superfícies quádricas, coordenadas polares, cilíndricas e esféricas; integração múltipla: revisão de integrais duplas em coordenadas polares, integrais triplas em coordenadas cilíndricas e esféricas, integrais de linha, integrais de superfície, teoremas integrais: Green, Gauss, Stokes.

V. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

• Professora: Anicézia Romanhol Bette (Mestre)
• Público-alvo: acadêmicos de Administração, Engenharia de Produção, profissionais das empresas e interessados.
• Modalidade: transdisciplinar.
• Carga horária: 8 horas
• Periodicidade: quinzenal (sábado, na FIC)
• Horário: 8:00 às 12:00 h.
• Início: 14/05/2011
• Término: 28/05/2011
• Datas das aulas: 114/05; 28/05
• Objetivo geral: disponibilizar conhecimentos, recursos e técnicas que promovam a comunicação humana, bem como as questões que envolvam a interação entre os sujeitos em sociedade, possibilitando-lhes convivência harmônica.
• Objetivos específicos: conhecer os públicos de interesse das organizações, bem como os diversos veículos de comunicação das empresas; analisar o impacto da prática comunicacional nas empresas como fator relevante na obtenção de resultados; saber utilizar a comunicação no processo de gestão como inteligência estratégica, para a organização prosperar; estimular o estudo e a pesquisa na área de comunicação empresarial, a fim de agregar dados novos à teoria e à prática na área .
• Ementa: acepções do vocábulo comunicação; evolução histórica da comunicação organizacional; o processo comunicacional e seus envolvidos. Comunicação interna e externa. Comunicação Institucional. Os diversos veículos de comunicação em uma organização. A comunicação como inteligência estratégica.

VI. HISTÓRIA REGIONAL E FOTOGRAFIA

• Professor: Inácio Frade
• Público-alvo: acadêmicos de História, Letras e profissionais da educação.
• Carga horária: 6 horas.
• Início: 18/06/2011
• Término: 25/06/2011
• Datas das aulas: 18/06/2011; 25/06/2011
• Horário: 13:00 às 16:00 h
• Objetivo geral: Conhecer algumas interfaces entre os campos da História e Fotografia
• Objetivos específicos: Conhecer a possibilidade de leituras associadas à imagem. Perceber a fotografia como um novo meio de deslindar o mundo.Conhecer e explorar fotografias referentes aos últimos cem anos no município de Cataguases.
• Ementa: Fontes fotográficas e o trabalho do historiador. História da fotografia e história mediada pela fotografia. Fotografia, história e conhecimento. Fotografia e memória. Análise técnica e análise iconográfica. Estudos de caso.

VII. CURSO DE AUTOCAD

• Professor: Artêmio Souza Silva
• Público-alvo: funcionários de empresas.
• Carga horária: 40horas.
• Início: 19/03
• Término: 07-05
• Datas das aulas: 19/03 - 02/04 - 16/04 - 30-04 - 07-05
• Horário: 8:00 às 12:00 h/ 13:30 às 17: 30 h
• Apostilas: por conta do aluno.